As mazelas do sistema prisional e a relação direta com o massacre do Carandiru

Autores

  • Lethícia Maria Freitas Cirilo Faculdades Integradas Vianna Júnior
  • Lorena Monteiro Cagnin Faculdades Integradas Vianna Júnior
  • Lorenna Leslye Victorino Braga Faculdades Integradas Vianna Júnior
  • Júlia Albergaria de Lima Faculdades Integradas Vianna Júnior
  • Rafaella Dias Gomes David Faculdades Integradas Vianna Júnior

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: MASSACRE DO CARANDIRU. MAZELAS DO SISTEMA PRISIONAL. DESAMPARO ESTATAL. DESIGUALDADE JUDICIÁRIA. INJUSTIÇA. PROFISSIONALISMO CRIMINAL.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo associar o descaso do Estado com o Sistema Carcerário Brasileiro à tragédia ocorrida no Massacre do Carandiru, expondo a negligência advinda do ato e o reflexo da impunidade diante da sociedade atual e as consequências provenientes do fato. Outrossim, a fim de discorrer sobre o tema apresentado e suas individualidades, a metodologia utilizada fora de cunho bibliográfico e documental. Pode-se inferir, que ainda há diversas considerações sobre o Massacre do Carandiru, mesmo que em âmbito penal, já tenha prescrito, isso porque elucida uma temática recente e que deve ser modificada conforme os direitos fundamentais. Por fim, verifica-se que o sistema prisional brasileiro, o qual está representado por suas mazelas que perduram há séculos foram responsáveis por desencadear a tragédia do Massacre do Carandiru, que após 30 anos continuam refletindo na realidade social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Albergaria de Lima, Faculdades Integradas Vianna Júnior

Ps: A aluna não faz mais parte da Instituição 

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

Freitas Cirilo, L. M. ., Monteiro Cagnin, L. ., Victorino Braga , L. L. ., Albergaria de Lima, J. ., & Dias Gomes David, R. . (2023). As mazelas do sistema prisional e a relação direta com o massacre do Carandiru. Jornal Eletrônico Faculdades Integradas Vianna Júnior, 15(1), 26. Recuperado de https://jornaleletronicofivj.com.br/jefvj/article/view/910