JOGOS PARA OS CIDADÃOS

IDENTIFICANDO OS ELEMENTOS DO PROCESSOS DOS SERVIÇO PÚBLICO PARA O DESIGN DE JOGOS DIGITAIS

Autores

  • Tadeu Moreira de Classe
  • Tassio Ferenzini Martins Sirqueira
  • Adriano Werpel Silva
  • Diego Alvim Barbara
  • Hamilton da Silva
  • Karoline de Souza Quetz
  • Pedro Paulo Coquito Pereira
  • Romulo Roger Souza Rodrigues
  • Yuri Luiz Thielmann Duque
  • Victor Henriques de Almeida

Palavras-chave:

JOGOS DIGITAIS, GESTÃO DE PROCESSO DE NEGÓCIO, DEMOCRACIA DIGITAL

Resumo

Em diversos governos no mundo, surgem legislações e iniciativas sobre melhorias e inovações nos processos de prestação de serviços públicos. A complexidade destes serviços e a falta de entendimento da população, contribuem para que haja um distanciamento entre os cidadãos e as instituições públicas. Os jogos digitais vêm sendo usados em várias áreas como ferramenta de aprendizado e engajamento de seus jogadores, tornando-se atrativos também como elemento para promover esta aproximação entre estes atores. Construir estes jogos é um desafio, pois é preciso compreender o contexto e o processo de prestação do serviço, para que o mesmo seja fielmente retratado, e projetar no jogo questões e valores relevantes para o entendimento do cidadão. O mapeamento dos elementos de um modelo de processo de prestação de serviços públicos para elementos de jogos é uma tarefa primordial para que estes jogos consigam representar um processo com fidelidade. Este artigo desta forma visa aplicar o método de mapeamento proposto por Classe et al. (2017) no intuito de averiguar a similaridade dos elementos de jogos encontrados e da possibilidade de sua replicação sob a ótica de vários processos de serviços públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-07

Como Citar

de Classe, T. M., Sirqueira, T. F. M., Silva, A. W., Barbara, D. A., da Silva, H., Quetz, K. de S., Pereira, P. P. C., Rodrigues, R. R. S., Duque, Y. L. T., & de Almeida, V. H. (2019). JOGOS PARA OS CIDADÃOS: IDENTIFICANDO OS ELEMENTOS DO PROCESSOS DOS SERVIÇO PÚBLICO PARA O DESIGN DE JOGOS DIGITAIS. Jornal Eletrônico Faculdades Integradas Vianna Júnior, 10(1), 16. Recuperado de https://jornaleletronicofivj.com.br/jefvj/article/view/11