Faces da intolerância

a adoção por casais homossexuais e os avanços legislativos no Brasil

Autores

  • Barbara Lima Alves Faculdades Integradas Vianna Júnior
  • Gabryela Haddad Faculdades Integradas Vianna Júnior
  • Isabelli Alboreli Ponsado Firmino Faculdades Integradas Vianna Júnior
  • Tais Detoni Bittencourt Faculdades Integradas Vianna Júnior

Palavras-chave:

ADOÇÃO. CASAIS HOMOSSEXUAIS. MUDANÇAS LEGISLATIVAS E SOCIAIS. INTOLERÂNCIA. LAÇOS AFETIVOS E JURÍDICOS. PRECONCEITO. CONSERVADORISMO JUDICIAL.

Resumo

                 O presente artigo visa apresentar o processo de adoção no Brasil frente às mudanças legislativas e sociais, analisando também as adversidades provenientes da inserção dos casais homossexuais em tal procedimento. Para realizar este estudo, a metodologia utilizada foi baseada em estudo bibliográfico edocumental, análise jurisprudencial, reportagens e artigos científicos que abarcam a temática em questão. A partir de tais pesquisas, conclui-se que esse processo garante a priorização da família, independente de orientação sexual, na busca de um lar no qual o adotado receba amor, educação, moradia de qualidade, dentre os outros direitos protegidos pela Constituição Federal de 1988, possibilitando também a ele os mesmos direitos dos filhos biológicos. Mesmo com tantos avanços, ainda há muitas dificuldades que tangem ao desgaste físico eemocional e àdemora no processo devido tanto àburocracia quanto àexigência dos adotantes por um perfil específico para adotar, o que é ainda pior para os casais homossexuais, que enfrentam, além das adversidades comuns ao processo, o preconceito social e o conservadorismo judicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-11

Como Citar

Alves, B. L., Haddad, G., Ponsado Firmino, I. A., & Bittencourt, T. D. (2021). Faces da intolerância: a adoção por casais homossexuais e os avanços legislativos no Brasil. Jornal Eletrônico Faculdades Integradas Vianna Júnior, 13(1), 25. Recuperado de https://jornaleletronicofivj.com.br/jefvj/article/view/803