v. 14 n. 1 (2022): Jornal Eletrônico das FIJV - Janeiro a Julho de 2022

É com alegria e muita satisfação que apresento mais uma edição do Jornal Eletrônico das Faculdades Integradas Vianna Júnior- JEFIVJ. No seu décimo quarto ano de publicações interruptas, o Jornal tem sido um espaço para alunos (as)  e ex alunos(as) publicarem seus trabalhos que são produzidos no âmbito das disciplinas,  TCC ou trabalhos independentes.

Nesta edição são publicados onze artigos da área de Direito que discutem temáticas atuais e relevantes para a ciência do Direito e a sociedade.  Os cinco primeiros trabalhos discutem temas ligados à Pandemia do Covid 19 e seus reflexos no âmbito jurídico e social.  Questões ligadas ao Direito penal são refletidas tendo como temas a necropolítica e a cultura de morte, o impacto da flexibilização das armas, a exploração midiática do Direito penal, sistema prisional feminino e  a ineficácia do sistema penas na proteção de mulheres vítimas de violência.  Para finalizar é apresentada uma análise sobre lei de acesso à informação no poder executivo dos municípios com até 500 habitantes da microrregião de Juiz de Fora.

Agradeço e parabenizo a cada discente que aceitou o desafio de produzir um artigo científico. Vocês nos enchem de orgulho. Parabéns!!!

Desejo à todos e todas uma boa leitura.

Prof. Dra. Rachel Zacarias

Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e editora do JEFIVJ

Publicado: 2022-04-12

Artigos