ORIENTAÇÃO DE MARKETING E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE

Autores/as

  • Joyce Gonçalves Altaf
  • João Orlando Landim
  • Anna Maria Lopes Cabral
  • Irene Raguenet Troccoli

Palabras clave:

ORIENTAÇÃO DE MARKETING, MARKETING EDUCACIONAL, INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Resumen

Diversas orientações de mercado podem ser utilizadas na confecção do projeto pedagógico de uma Instituição educacional: orientação de produção, produto,
vendas e marketing. As instituições voltadas para a produção preocupam-se em formar profissionais técnicos em grande quantidade. Aquelas voltadas para o
produto ocupam-se em formar alunos com os mais elevados níveis educacionais, investindo em valor para o aluno, sem considerar se o produto obtido apresenta valor para o mercado. As que se orientam para vendas procuram atrair o maior número de alunos possível, não pela sua qualidade de ensino, mas por atrativos circunstanciais. Finalmente, as instituições orientadas para marketing oferecem uma formação acadêmica adequada às demandas do mercado. Acredita-se que a orientação de marketing pode contribuir para o desenvolvimento de um projeto pedagógico que reflita os interesses da sociedade e da Instituição. E, com isso, possibilita, além de reconhecimento, sustentabilidade e perpetuação da Instituição, a formação de profissionais cidadãos.

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Publicado

2019-02-15

Cómo citar

Altaf, J. G., Landim, J. O., Cabral, A. M. L., & Troccoli, I. R. (2019). ORIENTAÇÃO DE MARKETING E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE. Jornal Eletrônico Faculdades Integradas Vianna Júnior, 1(2), 13. Recuperado a partir de https://jornaleletronicofivj.com.br/jefvj/article/view/629