PSICOPATIA FEMININA:

a necessidade de identificação e classificação das psicopatas e as medidas punitivas adequadas para aquelas que infringem o ordenamento jurídico brasileiro.

Autores

  • Aryela Couto Costa
  • Fernanda Dornelas Carvalho
  • Isabella Silva dos Reis
  • Ruth Nogueira Moreira
  • Vanessa Honório de Paula

Palavras-chave:

PSICOPATIA, CLASSIFICAÇÃO, PUNIÇÃO, MEDIDAS DE SEGURANÇA., PERSONALIDADE PSICOPÁTICA FEMININA.

Resumo

O presente estudo analisa o tema da psicopatia feminina e verifica como o mesmo tem sido tratado no âmbito jurídico e social brasileiro. Além disso, visa examinar como as medidas de segurança se mostram a solução mais propícia para a problemática causada pelos crimes cometidos pelas mulheres com traços psicopáticos. O artigo foi realizado através de consulta bibliográfica e documental com finalidade de analisar as características da psicopatia feminina e realizar uma pesquisa diversificada nos cenários nacionais e estrangeiros. A bibliografia tem como fonte uma pesquisa qualitativa em artigos, livros, sítios da internet, revistas e jornais. Logo, determina-se com este trabalho que a psicopatia na mulher é um tema pouco discutido, uma vez que o transtorno incide em um número de homens maior que de mulheres. Porém, é de suma importância analisar os casos femininos, tendo em vista que os crimes cometidos pelas psicopatas possuem o mesmo caráter de gravidade e devem receber a mesma punição. Conclui-se também que a medida de segurança é a melhor sanção, em razão da constatação de que a pena privativa de liberdade é capaz de atingir negativamente tanto o indivíduo psicopata, quanto o indivíduo normal que está no seu convívio. Além do mais, segundo psicólogos e psiquiatras e inúmeros estudos à respeito do tema, é possível afirmar que a psicopatia, tanto em homens quanto em mulheres, não tem cura.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-07

Como Citar

Costa, A. C., Carvalho, F. D., dos Reis, I. S., Moreira, R. N., & de Paula, V. H. (2019). PSICOPATIA FEMININA:: a necessidade de identificação e classificação das psicopatas e as medidas punitivas adequadas para aquelas que infringem o ordenamento jurídico brasileiro. Jornal Eletrônico Faculdades Integradas Vianna Júnior, 9(2), 34. Recuperado de https://jornaleletronicofivj.com.br/jefvj/article/view/51