SOCIEDADE DE CONSUMO OU IDEOLOGIA DO CONSUMO:

um embate

Auteurs-es

  • Rachel Zacarias

Mots-clés :

PRODUÇÃO CAPITALISTA, CONSUMO, IDEOLOGIA, INIQÜIDADE, MEIO AMBIENTE

Résumé

A proposta desse trabalho é demonstrar que a sociedade contemporânea é menos uma sociedade de consumo e mais uma sociedade ideologizada pelo consumo. Além disso, visa discutir os rebatimentos que os atuais padrões de produção e consumo trazem para o meio ambiente. Numa perspectiva marxiana e marxista trata do processo de produção capitalista, entendendo-o como um processo único, com fases distintas – produção, distribuição, circulação e consumo – que se pressupõe, se entrelaçam e são mutuamente determinantes. Num segundo momento, aborda a produção da mercadoria na sociedade capitalista, discutindo como o capitalismo através de suas “artimanhas”: a estética da mercadoria, a obsolescência planejada e a inovação estética – sucumbe o valor de uso das mercadorias ao valor de troca, contribuindo assim na construção da ideologização do consumo na sociedade contemporânea. Para finalizar, discute os impactos sociais e ambientais que os atuais padrões de produção e consumo vêm trazendo para o meio ambiente.

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Publié-e

2019-02-14

Comment citer

Zacarias, R. (2019). SOCIEDADE DE CONSUMO OU IDEOLOGIA DO CONSUMO:: um embate. Jornal Eletrônico Faculdades Integradas Vianna Júnior, 5(1), 19. Consulté à l’adresse https://jornaleletronicofivj.com.br/jefvj/article/view/511