A socialização primária como fator fundamental para a inclusão do indivíduo na criminalidade

Autores

  • Adiel Dias Rossi Lopes Faculdades Integradas Vianna Junior
  • Alice Pires do Espírito Santo Silveira Faculdades Integradas Vianna Junior
  • Jarla Mendonça Neves

Palavras-chave:

Socialização primária. Criminalidade. ECA. Educação. Criança. Adolescente. Legislação. Estatuto. Cultura. Controle social.

Resumo

Este artigo possui como objetivo analisar como o meio social familiar pode influenciar o indivíduo para a criminalidade, qual deveria ser o papel do Estado e até onde ele deve intervir. Para efetivar este estudo, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental tendo como base a atual legislação brasileira. Nesse sentido, o estudo mostra que há uma forte influência da precária socialização primária na criminalidade. Sendo ela um fator crucial na formação do indivíduo e, apesar do Brasil ter uma das legislações mais avançadas do mundo, ela não é aplicada de forma satisfatória. Cabe, pois, destacar a busca por meios alternativos de resolução de conflitos como meio de mitigar o imbróglio em questão conjuntamente às reformas educativas, com o fito de aprimorar o sistema brasileiro no tocante à efetivação da primeira sociabilização do indivíduo, prevenindo-o do ingresso à criminalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

Lopes, A. D. R., Silveira, A. P. do E. S., & Neves, J. M. (2021). A socialização primária como fator fundamental para a inclusão do indivíduo na criminalidade. Jornal Eletrônico Faculdades Integradas Vianna Júnior, 13(2), 18. Recuperado de https://jornaleletronicofivj.com.br/jefvj/article/view/836