v. 6 n. 1 (2014): Jornal Eletrônico das FIVJF - Setembro de 2014

EDITORIAL

Prezados leitores

Finalizamos o ano de 2014 apresentando mais uma edição do Jornal Eletrônico das Faculdades Integradas Vianna Júnior. O Jornal tem como proposta ser um instrumento para a divulgação e incentivo de trabalhos acadêmicos de alunos nos âmbitos dos cursos de Direito, Economia, Administração, Gestão Ambiental e Sistemas para Internet.

Nesta edição especial compartilhamos em uma única seção sete artigos da área de Direito oriundos de monografias, monitorias e trabalhos realizados por alunos e ex-alunos.

O primeiro artigo de Marília Benelli propõe analisar o papel dos juizados especiais cíveis como instrumento de acesso à justiça. A seguir Edson Câmara de Drumond Alves Júnior discute as questões da publicidade, consumo de massa e proteção jurídica. O trabalho dos alunos Hugo de Oliveira Dede, Scarlet Pires Thome da Motta Ribeiro Santos, Ulisses Neto Ferreira, Lais Lacerda Braga demonstra a significativa influência que o poder econômico privado exerce sobre o sistema eleitoral e político brasileiro. As questões relacionadas ao papel da vítima e seus aspectos gerais é analisado por Mariana Azevedo e Ricardo Spnelli Pinto.

Dando prosseguimento as discussões na área de Direito, Alinny Alves de Paiva e Anderson Diego Farias da Silva analisam a tese de legítima defesa da honra nos crimes passionais no que tange à sua ascensão e decadência. O contrato de trabalho do atleta profissional de futebol é discutido por José Eduardo Hippert Cintra e Ilmar Soares Bandeira. Para finalizar Antônio Eduardo Viana Miranda, Marcel Romani Barbosa e Thiago Souza Santana é analisar a participação dos municípios no ICMS Esportivo, o qual os municípios pontuam de acordo com as atividades esportivas que realizam, desde a entrada em vigor da referida Lei.

Desejamos a todos uma boa leitura!!!

Rachel Zacarias

Editora

Publicado: 2019-02-26