v. 5 n. 1 (2013): Jornal Eletrônico das FIVJF - Maio de 2013

EDITORIAL

O Jornal Eletrônico das Faculdades Integradas Vianna Júnior foi criado em 2009, com o objetivo de compartilhar os conhecimentos que vêm sendo produzidos por alunos, ex-alunos e professores dos diversos cursos da faculdade.

Nesta primeira edição de 2013 são apresentados sete artigos, sendo três artigos na área de Direito, um na área de Administração, dois na área Ambiental e um na área de Literatura.

Na área de Direito, o artigo de Carlos Leonardo Costa Alvarenga e Nathália Christina Caputo Gomes, discute aspectos relacionados à descriminalização e à legalização das drogas. A seguir, o trabalho de Ariane Bastos Garcia Fabri apresenta uma análise sobre a Política criminal; e o terceiro, de Gabriel Junqueira Campos, reflete sobre o diálogo das fontes, como um novo método de resolução de antinomias.

No campo da Administração, a professora Débora Vargas Ferreira Costa, Wellington Aparecido Ribeiro e Marcos Paulo do Couto Costa analisam uma importante ferramenta para a tomada de decisão e gestão de pessoas, a BSC.

Na área Ambiental são apresentados dois trabalhos, o primeiro, do professor e coordenador do curso de Gestão Ambiental, Flávio Rocha, e sua orientanda Mônica Maria Campos, discute aspectos relacionados ao aproveitamento de águas pluviais para consumo humano. O segundo artigo, da professora Rachel Zacarias, discute questões relacionadas à sociedade de consumo e ideologia de consumo. Para finalizar, é apresentado um artigo especial da professora Maria Laura Muller da Fonseca e Silva, que discute um tema específico da sua área de pesquisa, que é a literatura africana.

Boa leitura.

Rachel dos Santos Zacarias

Editora
 

Publicado: 2019-02-26