v. 11 n. 2 (2019): Jornal Eletrônico das FIVJ - Julho a Dezembro de 2019

Prezada comunidade acadêmica

 

É com satisfação que apresentamos mais uma edição  do Jornal Eletrônico das Faculdades Integradas Vianna Júnior. O jornal tem como objetivo compartilhar os trabalhos realizados no :âmbito das disciplinas, Iniciação Científica, Trabalho de conclusão de curso e monitoria de todos os cursos da instituição.

Nesta edição foram selecionados os trabalhos elaborados no Projeto Integrador do quarto período e na  disciplina “Linguagens e Interpretações”, no primeiro semestre de 2019 do curso de Direito.

Tanto a disciplina “Linguagens e Interpretações” quanto o Projeto Integrador tem como objetivo apresentar os requisitos fundamentais da linguagem acadêmica e incentivar a escrita de artigos. Para esta edição apresentamos dezenove trabalhos. Os oito primeiros são de autoria dos alunos do quarto período e discutem questões importantes e relevantes como: Limites entre dolo eventual e a culpa consciente em relação à tragédia de Brumadinho, Homofobia, Sistema carcerário feminino, Direito Internacional e a crise humanitária da Venezuela, Eutanásia e o pacto de São José. Do nono  ao décimo oitavo são trabalhos de alunos do primeiro período e discutem questões como: sistema penitenciário brasileiro, A lei Maria da Penha, feminicídio, Estupro virtual, as interações entre a milícia, sociedade e Estado, e também questões relacionadas à constituição e direito natural. Para finalizar o artigo décimo nono artigo apresenta um estudo realizado durante a monitoria da disciplina “Teoria Geral do Estado” orientada pelo prof. Guilherme Giovanoni.  

Para finalizar parabenizo,  os alunos que aceitaram o desafio e produziram excelentes trabalhos acadêmicos. Vocês muito nos orgulham!!!

 

Rachel Zacarias

Editora e responsável pela disciplina “Linguagens e Interpretações e Projeto Integrador IV.

Publicado: 2019-10-21

Artigos